SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, IV SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi

Tamanho da fonte: 
Estudo da expressão do fator de transcrição SF-1 e sua regulação em culturas primárias de adrenal de rato: o papel de Pod-1/TCF-21.
Nayara Pereira de Abreu, Claudimara F Ferini Pacicco Lotfi

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Introdução: SF-1 (Fator esteroidogênico 1) é um fator de transcrição envolvido no desenvolvimento, na produção de esteróides e na proliferação celular do córtex adrenal, e é regulado por vários fatores. Existem evidências que sugerem que POD-1 (TCF21/Capsulina), uma proteína do tipo bHLH, pode inibir a expressão de SF-1. No entanto, a expressão de SF-1 e POD-1, a relação entre eles, o mecanismo de regulação, bem como a expressão e localização das células que expressam TCF21/POD-1 nas diferentes zonas do córtex adrenal, zonas glomerulosa, fasciculada e reticular, ainda não está esclarecida. Objetivo: Nesse trabalho o objetivo é determinar se Pod-1 regula a expressão de Sf-1 através da sua superexpressão em culturas primárias do córtex de adrenal de rato. Materiais e Métodos: Foram analisadas a expressão endógena de Sf-1 e Pod-1 e de suas proteínas através de, respectivamente, RT-PCR quantitativo (QPCR) e immunoblotting, em cultura de células isoladas da zona glomerulosa (células G) e das zonas fasciculada e reticular (células F/R), A mesma análise por QPCR foi realizada em células G e células F/R transfectadas, de maneira transiente, com plasmídeos que expressam Pod-1. Resultados: Os resultados mostraram que Sf-1 está mais expresso nas células F/R do que nas células G, embora essa diferença não tenha sido observada na análise por imunoistoquímica. Além disso, ambos os tipos celulares apresentaram baixa expressão endógena de Pod-1. Foram obtidas, através de transfecção com CMVMycPod-1, células G e F/R com alta expressão de Pod-1. As células F/R transfectadas apresentaram um aumento estatisticamente significante da expressão de Sf-1, o que não ocorreu com as células G. Conclusão: Esses resultados sugerem um mecanismo de ação de Pod-1 no controle da expressão de Sf-1 em células adrenocorticais normais, distintamente do observado em células de tumores adrenais e em outras células esteroidogênicas.

 

Descritores: SF-1, POD-1, ADRENAL.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.