SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, IV SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi

Tamanho da fonte: 
DIVERSIDADE GENÉTICA EM MILHO SOB ESTRESSE ABIÓTICO NO ESTADO DO TOCANTINS
Valéria Bastos de Araujo, Weder Ferreira Dos Santos, Mateus Da Silva Pereira, Geisiane Silva Cobas, Jefferson da Silva Pereira

Última alteração: 2018-10-09

Resumo


Introdução: Devido à grande diversidade do germoplasma do milho e dos efeitos da época de semeadura e adubação nitrogenada no desenvolvimento das plantas, permite a identificação de genótipos promissores. Objetivo: O objetivo do trabalho foi estudar a divergência genética em milho, sob diferentes níveis de nitrogênio (N) e épocas de semeadura no Estado do Tocantins. Material e Métodos: Neste sentido, foram realizados seis ensaios de competição de populações de milho em Palmas-TO, distribuídos em duas épocas de semeadura (21/01/2014 e 19/02/2014). Em cada época, os ensaios foram realizados sob condições de Alto N (140 kg ha-1), Médio N (80 kg ha-1) e Baixo N (0 kg ha-1) em cobertura. O delineamento experimental utilizado em cada ensaio foi de blocos casualizados com três repetições e 12 tratamentos. A divergência genética foi determinada pelo método de Tocher. Resultados: As características peso da espiga com palha (PECP) (Baixo N), umidade (UMI) (Médio N), número de grãos na fileira (NGF) (Alto N), PECP (Primeira e segunda época), são as que mais contribuíram para divergência genética.  Conclusão: As doses de nitrogênio e as épocas de semeadura influenciaram no agrupamento dos genótipos.

As características peso da espiga com palha (PECP) (Baixo N), umidade (UMI) (Médio N), número de grãos na fileira (NGF) (Alto N), PECP (Primeira e segunda época), são as que mais contribuíram para divergência genética.

A característica PECP, pode ser utilizada em programas de melhoramento visando baixo uso de insumos em épocas distintas de semeadura.

Há a necessidade de condução de melhoramento em diferentes níveis tecnológicos e épocas de semeadura.

 

Descritores: ADUBAÇÃO NITROGENADA, ÉPOCA DE SEMEADURA, VARIABILIDADE GENÉTICA, ZEA MAYS.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.