Última alteração: 2018-10-11
Resumo
Jamim Alves Araújo¹; Edna Maria Cruz Pinho². Acadêmica do 7° Período de Pedagogia, do Centro Universitário UnirG – Gurupi TO. Email: jamimaraujo@hotmail.com fone: (63) 9 8452-4510¹ Professora orientadora do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental l - 7º Período de Pedagogia, do Centro Universitário UnirG – Gurupi TO. Email:Edna.unirg@yahoo.com.br Fone: (63) 9 8486-9398.²
Este artigo foi resultado do Estágio Supervisionado IV ocorrido no ano de 2018-1 em uma Escola Municipal em Gurupi – TO. Objetivou-se através de observações nos momentos de convivência na escola campo fazer um projeto intitulado oficina “Fábrica da Imaginação” com vistas a atender uma carência na leitura e escrita, e desta forma, motivar os alunos a escreverem, e demonstrar como é possível usar a imaginação e acreditar na imensa capacidade de criação dos mesmos. O procedimento para coleta de dados aplicada foi a pesquisa ação de cunho qualitativo, onde acontece em estreita associação com uma ação na tentativa de solucionar um problema coletivo. Percebeu-se a necessidade de trabalhar a produção textual com vistas a garantir o aprendizado dessa técnica a todos os alunos da turma o qual foi viabilizada pelas oficinas aplicadas para estruturar textos, usando sequência didática para trabalhar gêneros textuais. Os alunos demonstraram alegria e motivação para escreverem, sentiram-se curiosos em saber também a forma correta de escrever palavras e uso adequado da ortografia no momento de produção textual. Ler e escrever é direito de toda criança e isso deve ser levado à sério, pois a alfabetização faz parte de um viver digno e não pode ser negada a nenhum cidadão.
Palavras-chave: Produção textual. Gêneros textuais. Sequência didática. Leitura.