SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, IV SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi

Tamanho da fonte: 
O PENSAMENTO DE LUTERO NA REFORMA PROTESTANTE: FOCOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jamim alves araujo, Joel Moisés Silva Pinho

Última alteração: 2018-10-11

Resumo


Jamim Alves Araújo¹,  Joel Moisés Silva Pinho². Acadêmica do 8° Período do curso de Pedagogia – Centro Universitário Unirg, Gurupi/TO. jamimaraujo@hotmail.com¹; Prof. Orientador, do curso de Pedagogia – Centro Universitário Unirg, Gurupi/TO). professorjoelpinho@unirg.edu.br².

 

Nas primeiras décadas do séc. XVl deflagrou-se um movimento que mais tarde  denominou-se como uma reforma político-religiosa, mais conhecida como Reforma  Protestante, e este, teve enorme influencia no cenário educacional. Jamais imaginou-se que tais ideias causariam constatadas mudanças no campo educacional naquele época e que os reflexos dessa reforma se projetariam para os dias atuais. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar o conceito de educação em Lutero, bem como suas contribuições para a educação básica. Para tanto, os dados coletados partiu de uma pesquisa bibliográfica, ex post facto. Seu modelo de educação contribuiu significativamente para a defesa de uma educação pública com acesso e permanência e de responsabilidade do estado. A presença deste pensamento, também incluía as classes menos favorecidas da sociedade e as mulheres, ou seja, o olhar reformista de educação não consistia apenas a um instrumento de conhecimento de mundo, e sim, uma ferramenta para aprimoramento da participação e da responsabilidade dos indivíduos na sociedade e para a sociedade.  Percorrer a trajetória de Lutero na Reforma Protestante é um momento necessário para a reflexão do pensamento educacional, pois observa-se na pesquisa que havia um projeto para alcançar um homem ideal para uma sociedade que estava em mudança.

Palavras-chave: Educação. Reforma Protestante. Lutero. Educação Básica. Contribuições.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.