SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, IV SICTEG - Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi

Tamanho da fonte: 
PEDAGOGIA DE VALORES NA ESCOLA DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tatiana de Melo da Silva Teodoro, Edna Maria Cruz Pinho

Última alteração: 2018-10-11

Resumo


Este artigo expõe o resultado do estágio supervisionado dos anos iniciais: 4º e 5º anos, realizado no primeiro semestre de 2018 em uma turma do ensino fundamental em escola municipal em Gurupi – TO. Tem como objetivo de demonstrar a necessidade da elaboração e aplicação de uma ferramenta pedagógica com base na pedagogia de valores. O estudo recorreu a uma base descritiva, de cunho qualitativo por meio de: ação-reflexão, com observações participantes, regências e discussões pedagógicas. Obteve-se como resultado da produção das cadernetas de apontamentos de condutas dos alunos, uma reflexão que nos permitiu sugerir à gestão escolar, a elaboração de um código de atividades para turma com ênfase nas responsabilidades, a serem desenvolvidas com trabalhos de grupos onde os alunos possam realizar a prática de organização coletiva, distribuição de tarefas e gerência cooperativa.

 

Palavras-chave: Pedagogia de valores. Código de atividades. Estágio supervisionado.

 

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.